ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Até meados da década de 1980, a discussão acerca das práticas de alfabetização se relacionava principalmente ao debate sobre os métodos mais eficazes para ensinar a ler e escrever, que envolviam os sintéticos, analíticos e analítico-sintéticos.

 

Nesta perspectiva,  é correto afirmar que:

 

I. Tais métodos, apesar de se diferenciarem no que se refere à unidade da língua, se assemelhavam em muitos aspectos.

II. Todos os métodos se baseavam em uma concepção de leitura e escrita como decodificação e codificação.

III. Partia-se do pressuposto de que todos os alunos iniciavam o processo sem conhecimento algum sobre a escrita.

IV. Ao aluno, nessa concepção, cabia um papel passivo de “recebedor” de algo pronto: a língua.

 

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II e IV.


II e IV.


III e II.


I, II, III e IV.


I e II.

As mudanças relativas às práticas de alfabetização ou às outras áreas de conhecimento se relacionam a mudanças curriculares. Moreira e Candau (2007), ao falarem sobre currículo, se referem a “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes” (p. 18).

Dessa forma, a discussão sobre currículo envolve diferentes aspectos, tais como:

I. os conhecimentos escolares; 

II. os procedimentos e as relações sociais que conformam o cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem;

III. as transformações que se deseja efetuar nos alunos, os valores que se deseja inculcar; 

IV. as identidades que se pretende construir.

São corretas as afirmativas:


III apenas.

 


I, II, III e IV.


I e II.


I, II e III.


II apenas.

  1. Leia e analise a aula a seguir:

 

 

A professora alfabetizadora chega na sala e encontra as crianças sentadas, uma atrás da outra, já com os cadernos abertos, o cabeçalho feito e prestando atenção. Ela os cumprimenta. Em seguida, diz às crianças que vai colocar o texto da notícia no quadro negro e pede que o copiem, com bastante cuidado, prestando especial atenção à ortografia. As crianças prontamente começam a escrever.

 

Nesta perspectiva, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

- Na alfabetização, as notícias de jornal  tem como objetivo central   a cópia e o treino  ortográfico.

 

- Na aula da professora, a notícia foi usada como um texto para ser copiado.

 

- As crianças atuaram de forma passiva, realizando o que fora pedido.

 

- Antes do texto, a professora deu voz a seus alunos, pedindo que contassem as experiências já vividas por eles, em relação ao texto.

 

 

Assinale a sequência CORRETA:


V, F, V, F


F, V, V, F


V, V, V, V


V, V, V, F


F, F, F, F

JN mostra resultados da inclusão de alunos com necessidades especiais

Em 2003, só 29% das crianças com deficiência estavam em salas de aulas comuns. Esse número subiu para 79% em 2014.

Quase 700 mil crianças brasileiras com alguma deficiência estão hoje em escolas comuns. Isso significa que todos os alunos estudam juntos e com o mesmo currículo.

 

Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/11/jn-mostra-resultados-da-inclusao-de-alunos-com-necessidades-especiais.html Acesso: 08 ago/2017.

 

Pensar em Educação Inclusiva remete, em primeiro plano, ao debate sobre exclusão educacional e nos faz refletir sobre a lógica do sistema escolar que historicamente buscava atender apenas a uma parcela da população, segregar a maioria e direcionar o seu trabalho para uma sala de aula homogênea.

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:

 

I. O sistema escolar era excludente e atendia de forma efetiva a uma pequena parcela da população. A partir da década de 1980, a temática da exclusão/inclusão educacional passou a ganhar força.

II. Quando falamos em alfabetização via educação inclusiva, esta se configura como um instrumento de inserção da criança na sociedade, e nos coloca diante de algumas reflexões pedagógicas.

III. Para que a criança se aproprie do Sistema de Escrita Alfabética, que se configura como um direito de aprendizagem, é imprescindível a reformulação do currículo que rege as escolas, em função da realização de práticas inclusivas.

 

Está correto o que se afirma em


I e III, apenas.


I, apenas.


I, II e III.


II, apenas.


II e III, apenas.

Para os autores Moreira e Candau (2007), a discussão sobre currículo envolve diferentes aspectos. Para eles, se referem a “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes” (p. 18).

 

Quanto a esses aspectos relacionados ao currículo, leia as afirmativas a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

 

 

(  ) as transformações que se deseja efetuar nos alunos;

(  ) os conhecimentos escolares e os procedimentos;

(  ) as relações sociais que conformam o cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem;

(  ) os valores que se deseja inculcar.

 

 

A sequência correta é:


V, V, V, V


V, F, V, F


V, V, V, F


V, V, F, V


F, F, V, F

Ensinar a ler e escrever com base nos métodos analíticos ou sintéticos exigia que as crianças apresentassem uma prontidão para o início do processo de alfabetização. Essa prontidão estava relacionada ao desenvolvimento de habilidades perceptivas e motoras e, na maioria das vezes, era desenvolvida na Educação Infantil ou nos primeiros meses da 1ª série do Ensino Fundamental.

Nesta perspectiva, o trabalho com a linguagem nessa primeira etapa da escolarização era composto por:

I. Atividades que levavam as crianças a desenvolver habilidades de coordenação motora e discriminação auditiva e visual.

II. Uso de uma cartilha que seguiam à risca, garantindo que todos os alunos fizessem as mesmas atividades de forma correta.

III. Textos artificiais que não correspondiam àqueles com os quais os alunos conviviam fora da escola.

IV. Um programa curricular voltado para a aprendizagem do código, desvinculado dos usos sociais da leitura e da escrita.

 

São corretas as afirmativas:


I, II, III e IV.


I, II e IV.


II apenas.


I, II e III.


III apenas.

Em relação ao ensino da leitura e da escrita, as práticas de alfabetização baseadas em diferentes métodos de ensino, que até hoje se fazem presentes em algumas escolas começaram a se desenvolver a partir do século XVII (BRASLAVSKY,1988).

 

Até meados da década de 1980, a discussão acerca das práticas de alfabetização se relacionava principalmente ao debate sobre os métodos mais eficazes para ensinar a ler e escrever.

 

Tais métodos, apesar de se diferenciarem no que se refere à unidade da língua se assemelhavam em muitos aspectos. São eles:

 I. Sintéticos

II. Analíticos

III. Analítico-sintéticos

IV. Globais

 

São corretas as afirmativas:


II apenas.


I e II.


I, II, III e IV.


III apenas.


I, II e III.

A partir das investigações das educadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, apresentadas no livro Psicogênese da Língua Escrita, vários pesquisadores da área começaram a construir uma nova didática da alfabetização, chegando ao conceito de ambiente alfabetizador. No começo, houve interpretações errôneas, e professores começaram a colocar nomes nas coisas, como etiqueta com a palavra lousa na lousa, etiqueta com a palavra mesa na mesa, supondo ser assim um ambiente alfabetizador. Com as pesquisas que se seguiram, concluiu-se que um ambiente alfabetizador não somente é aquele que contem material escrito, mas aquele em que diversos gêneros textuais estão presentes e sendo usados, dentro de uma função comunicativa. Ou seja, o uso tem de ser efetivo.

A partir dessa ideia, analise as afirmativas abaixo:

 

I) A noção de ambiente alfabetizador se amplia e não se restringe ao afixar de material escrito  nos espaços escolares.

II) O processo  de ensinar e aprender, de forma contextualizada e significativa, leva em conta as necessidades dos alunos e da sociedade.

III) O trabalho  educativo no ambiente escolar deve prever não só o desenvolvimento de capacidades necessárias às práticas de leitura e escrita, mas também de fala e escuta compreensiva em situações públicas.

 

São corretas as afirmativas:


III apenas.


I, II e III.


II apenas.


II e III.


I e II.

Na fase em que começam a refletir sobre o sistema de escrita alfabética, as crianças devem ser organizadas em GRUPOS , para que aprendam na interação com os colegas.

 

PORQUE

 

o agrupamento está a serviço da heterogeneidade da sala de aula, no caso da alfabetização, da diversidade da esfera cognitiva das crianças – e de que os pequenos aprendem na interação com os colegas.

 

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.


As duas asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A escrita alfabética é uma forma de representar a palavra falada com base nos seus aspectos sonoros e nas possibilidades de uso das letras do alfabeto. Por exemplo, para escrever a palavra GATO, na nossa língua, usamos quatro letras que correspondem às quatro unidades mínimas de som que compõem essa palavra no seu registro oral. (FONTANA, 2006, p. 170).

 

Considerando a orientação da autora, julgue as afirmativas abaixo, indicando “V” para as que forem consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

 

(  ) Mediante uma convenção socialmente estabelecida, as letras grafadas no papel representam, os sons da palavra falada.

(    ) Escrever envolve trabalho cognitivo ou mental, raciocínio e planejamento.

(    ) As letras g, a, t, o, são grafismos (marcas) que representam aspectos sonoros da palavra falada.

(    ) A linguagem escrita é mais complexa do que a linguagem falada, uma vez que a representa.

 

Assinale a sequência CORRETA:


F, F, F, F.


V, F, V, F.


V, V, F, F.


F, V, V, V.


V, V, V, V.

Páginas: 12345678910
11